sexta-feira, 25 de junho de 2010

Copa verde


Tenho duas grandes comemorações a brindar: a criação de meu blog e o assunto da primeira postagem. Trata-se de um projeto profissional, desenvolvido pela equipe escolar em que sou Diretor: o projeto copa verde.

Em tempos de copa do mundo, jamais nos furtaríamos em abordar a temática nos conteúdos curriculares. E, para fazê-lo, não deixamos de lado nosso projeto carro-chefe: o meio ambiente, a partir do espaço interno da escola, seu entorno e a vida em sua inteireza.


Pois bem: copa verde foi o recorte dado ao projeto, que envolveu o alunado, professores, equipe técnica, pais e a comunidade geral da unidade escolar.


A África do Sul foi trazida para o interior da escola. Um estudo bastante amplo tomou conta das atividades acadêmicas. O estudo do país sede, sua gente, sua cultura, sua luta, sua gente, suas cores e arte, representadas pela criação de vasos com motivos africanos, a partir da reciclagem e da reutilização de material, com o estudo de formas geométricas.


Para falar em copa do mundo com nossas crianças, fizemos um resgate das cançôes que marcaram época das copas gloriosas, ganhas ou não pelo Brasil. É o caso de Prá frente Brasil, de Miguel Gustavo, entoado pelo coral formado pelos seiscentos alunos da escola. Além dessa canção, outras músicas temáticas sobre o futebol e a paixão que o envolve: Fio Maravilha, É uma partida de futebol e outras.


A Balada número 7 foi outra canção que mobilizou os alunos ao estudo da letra que homenageia a saudade de Mané Garrincha, o anjo das pernas tortas.


Músicas cantadas, interpretadas, analisadas, coreografadas em números de ginástica rítmica e artística, marcaram o momento esportivo-cultural na etapa de exposição do projeto aos pais e convidados.


Para isso, organizou-se um estudo dos países participantes do evento: cultura, localização em mapas e globo, comida, lingua, população, traje típico etc. Um desfile de todas as delegações, iniciado pela África do Sul, ladeado pelo Brasil, simbolizando as nações que se congregam em torno dos objetivos futebolísticos.


Um momento de produção acadêmico-cultural importante para a vida dos alunos e de seus professores. Depoimentos verbais dos pais comprovam que a escola pode construir conhecimentos sólidos a partir de ideias simples.



Esse é, sem dúvida, o texto com o qual, aproveitando a magia do mundo digital e das possibilidades que as ferramentas da web 2.0 permitem para dar (mais) vida às coisas.

3 comentários:

  1. Fiquei emocionada ao ver toda a escola envolvida no projeto copa verde. Foi um evento bem planejado, organizado com aprendizagem significativa onde os alunos estavam conectados com o cenário. A assertividade gerou um elo, transformando nossas crianças em alunos de sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Foi Muito bacana ver a escola, alunos e pais envolvidos no Projeto. Mais legal ainda, foi ver como a mistura de um tema que mexe tanto com nossos corações, como a Copa do Mundo e um tema de tamanha importância, como o Meio Ambiente deu tão certo. A Cerimônia de divulgação do Projeto foi muito bem organizada e a escola ficou linda.
    Parabéns aos viabilizadores e participantes do Projeto Copa Verde!

    ResponderExcluir
  3. Criar e inovar tem sido uma busca constante da EE Prof Walfredo de Andrade Fogaça. A criatividade é possível nas escolas e na vida.
    A educação precisa de mentes brilhantes e desafios de liderança inovadoras. Isso ficou consolidado no Projeto Copa Verde. Torna-se necessário ter confiança em si mesmo e não ficar à espera que alguém o faça.
    Sinto-me lisonjeada por participar desta equipe.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir