quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Então, então é Natal...

Mais um ano, mais uma celebração... e, de repente, a constatação pelo clima, pelos enfeites, pelas festas envolventes, pelo apelo comercial, pelas luzes, bolas, festões, brilhos, de que é, enfim, o Natal.

E o que é Natal, mesmo? Algumas definições: Capital do estado do Rio Grande do Norte; significa o dia do nascimento de alguém e, a solenidade cristã na qual se comemora o nascimento de Jesus Cristo. No enfoque capitalista, é o período do consumo, gasto para muitos, lucro para alguns.

Com efeito, não há como ignorar a abrangência, a universalidade, o calor emanado da festa de Natal, como uma corrente em forma de luzes e atrai, arrebata, e nos faz – ainda que por breves momentos – mais humanos, mais crentes na vida, nas pessoas e na felicidade de uma pequena luz a piscar ou deixar de fazê-lo, num pinheirinho natalino.

Embalados com o final de ano, de ciclo e também de vida – uma espécie de balanço do que se fez e do que se deixou de fazer - as pessoas se pegam assim com o espírito de papai Noel e passam a exalar do profundo d’alma um pouco do ouro, da mirra e do incenso que todos carregam. E, num instante mágico, fazem suas entregas.

A alegria da festa natalina parece formatar nas pessoas um jeito novo de viver e de ser, como se a vida, reinventada, permitisse uma interação total entre mortais.

Como a caminhada dos três reis magos, desejável seria que a alma humana se deixasse guiar, ao longo de dias, meses e anos, por esse espírito de saudação, de doação, de perdão e de vida e, a cada passo dado, badalar os sinos, para espalhar a boa notícia: o filho de Deus, mesmo que uns não queiram, nasce e renasce, no coração das pessoas. Daí, sim, perceber e dizer: então, Feliz Natal!

Depois do Natal, que valha o exercício a se praticar em todos os dias do novo ano, para, enfim, o dia nascer feliz, sorridente, alegre tornando possível, inclusive as segundas-feiras mais preguiçosas, retomada do trabalho e da vida que segue seu curso num eterno Natal.

São José do Rio Preto, 23 de dezembro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário