sexta-feira, 5 de abril de 2013

A pedra de Esmeralda


Esmeralda foi sempre uma boa menina: desprovida de bens materiais, plena, porém, de ideais elevados. Viveu sempre a esperança de dias melhores e, enquanto esperançava, conduzia as delícias dos dias de infância nunca perdida, apesar de tamanhas dificuldades.
Tecia-se a vida na escola, nas brincadeiras infantis, na ajuda em casa, na “panha” do algodão, no amendoim raleado e café catado, para sobreviver.
Chegou um final de ano. Desses que param as pessoas à celebração dum ciclo e, com ele, a passagem do tempo e das conquistas, expressa pelo famoso “amigo-secreto”.
Na escola, Esmeralda e a turma cultivavam os momentos daquele primeiro amigo-secreto. Ela, a boa menina, esmerou no presente de sua amiga, apesar dos recursos parcos e foi-se para as emoções da vida em grupo, sempre a pensar em quem seria a sua ou o seu amigo-secreto.
E era ele: Justo, um garoto de posses e bem apessoado. Justo embrulhou a esperança de Esmeralda num belo pacote e nele colocou uma pedra qualquer de rua, guarnecida com duas balas de hortelã. A pedra de Esmeralda era apenas um presente frio, inválido, seco, tal qual Justo, o pobre menino rico, a brincar com os sentimentos alheios.
Esmeralda cresceu, progrediu, venceu na vida, e, apesar das pedras e das adversidades, ela mantém o ideal de vida. Entretanto,  quando se trata de amigo-secreto, a pedra fria ainda lhe estremece o coração.   

2 comentários:

  1. Gostei muito do texto. A infância é o melhor período por que passamos. Muitas vezes doloroso, mas necessário para o crescimento. Na maioria das vezes de alegrias simples, também necessárias para o crescimento. Mas há coisas que não se consegue esquecer e que pode nos acompanhar pela vida afora. Esmeralda, menina rica, menina pobre, mulher real, que se constrói pedra por pedra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belas considerações, Sílvia.
      Que há pedras no caminho, ninguém deva se enganar, no entanto, na infância, estas (quem sabe) podem construir escadas para a gente passar, subir, como podem ferir, machucar, danar.
      Esmeralda, no entanto, soube esquivar-se do frio presente e, como a esmeralda, brilhar em sua verdura natural.
      Um abraço.

      Excluir